Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O sacrifício de Tiradentes e o de Jesus

Dia 21 é considerado feriado em memória a um mártir que foi sacrificado pela independência do Brasil e herói da Inconfidência Mineira, movimento abafado por Portugal no século XVIII. Ao analisarmos e relembrarmos a história de Tiradentes encontramos traços que lembram de outro grande homem que lutou pela liberdade espiritual de um povo e foi castigado por isso, o nosso Senhor Jesus Cristo.

A História de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos integrantes da Inconfidência Mineira, movimento que buscava libertar o Brasil da exploração de Portugual e tornar nosso país independente da coroa Portuguesa.

Tiradentes foi traído por um de seus amigos. Joaquim Silvério Dos Reis recebeu da coroa portuguesa o perdão de todas as suas dívidas e 200mil réis para entregar o nome das pessoas que estavam planejando a inconfidência mineira.

Ao serem denunciados e perseguidos, todos os inconfidentes fugiram e negaram participar desse movimento. Apenas Tiradentes assumiu e toda culpa caiu toda sobre ele. Ele levou sobre si a culpa de um povo inteiro.

Tiradentes, junto com outros inconfidentes ficou preso por 3 anos até ser julgado a sentença de morte. O único que não teve sua pena alterada.

Claudio Manoel Da Costa era um dos melhores amigos de Tiradentes e negou conhecê-lo. Mesmo assim foi preso e foi encontrado morto em sua cela. Historiadores afirmam que ele se enforcou na cadeia por remorso da traição.

Tiradentes foi levado para praça pública e enforcado na presença de todos, para que todos vissem o que aconteceria a quem traísse a coroa portuguesa.

A História de Jesus


Deus viu que toda humanidade estava sendo explorada e sofrendo um jugo de sofrimento. O povo estava preso e dependente do pecado.

Jesus veio ao mundo e iniciou sua pregação de libertação dizendo conforme o texto de João 8:36: "Assim, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"
O Filho do homem veio salvar o perdido (Mt18:11) e dar vida (Jo10:10)

Quando Jesus foi traído, todos os "inconfidentes" discípulos o abandonaram, inclusive Pedro um dos melhores amigos jurou que não o conhecia e negou a Cristo.

O Traidor Judas se enforcou.

Roma crucificou Jesus em ato público no Monte Calvário. A morte de cruz era a maior humilhação que um ser humano poderia sofrer e serveria como exemplo para todos.


As Diferenças entre Ambos

Embora as histórias sejam parecidas como você deve ter percebido, o principal motivo desse estudo é mostrar as diferenças para você querido leitor, mostrando que Jesus Cristo é único.

A principal diferença de Jesus para Tiradentes é que a vida de Jesus não acabou na morte. Ele foi muito mais que um mártir. Após matarem Jesus acharam que toda a "revolução" tinha acabado e lembraríamos apenas o nome dele como um homem que viveu e morreu por uma causa. Mas ele voltou para falar:

"Fui morto, mas aqui estou vivo para todo o sempre. E tenho as chaves da morte e do inferno."
Apocalipse 1:18

Após a morte, Tiradentes conseguiu um feriado. Ou seja, se você está lendo hoje no dia 21 de abril significa que graças a Tiradentes você tem um dia livre de descanso.

Após a morte, Jesus conquistou uma vida inteira de liberdade para nós. Algo definitivo que é mais que um feriado, é um acontecimento eterno. É liberdade pela vida eterna!

O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.
Romanos 4:25

Pintura de Pedro Américo. Observe a cruz de Cristo
ao lado da cabeça de Tiradentes, destacando as semelhanças.

"Se dez vidas eu tivesse dez vidas eu daria."
-Tiradentes

 "Eu dou a minha vida para tornar a tomar minhas ovelhas."
 -Jesus Cristo João 10:17


Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar para que mais pessoas vejam!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

  ©Blog Eu Amo Jesus - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...