Primeiramente é bom sabermos que Deus criou os anjos e os homens para serem eternos, toda a criação tinha como objetivo a eternidade, inclusive os homens teriam a vida eterna fisicamente! Entretanto quando Adão pecou a morte entrou no mundo (Romanos 5:12), e a partir daí a vida eterna viria apenas depois da morte física. Querendo ou não todos nós teremos vida eterna, ou de alegria eterna ou sofrimento eterno. Perceba que quantos mais o mundo tem se tornado perigoso e pecaminoso, mais o homem tem destruído a criação de Deus.
A Bíblia nos diz que os anjos foram criados antes da fundação do Universo. (Jó 38:4,7) em algumas versões a palavra anjos é substituída por filhos de Deus.
Satanás porém, foi um anjo que se rebelou contra Deus (Isaías 14:12-15).
Esta passagem do livro de Isaías assinala que Lúcifer quis contrariar Deus. Essa tinha sido a primeira vez que uma criatura no universo de rebelou contra Deus. Orgulho foi o pecado que levou Lúcifer a perder sua posição elevada e ser expulso do céu. Ele se tornou Satanás, ou o adversário. Ele não foi criado como diabo, tendo sido escolha sua seguir esse caminho.
Não foi Deus quem criou o diabo, mas Ele tinha poder para destruí-lo assim que se rebelou. Por que permitiu que ele sobrevivesse e trouxesse tanta desgraça para a humanidade?
1- O plano eterno de Deus prevê que o caos causado pelo diabo pode ser usado para glorificá-lo. Como diz a Escritura: "Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor..." (Sl. 76:10).
2- Até mesmo os anjos foram criados para serem eternos, e quando Satanás se rebelou, se Deus o destruísse ainda estaria sendo misericordioso comparado a eternidade de sofrimento destinada a ele em Mateus 25:30.
O apóstolo Pedro nos diz: "Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo" (2Pedro 2.4). Portanto se sua questão é que Satanás deveria sofrer sendo destruído, fique tranquilo, algo muito pior está reservado para ele.
Deus cumpre a sua própria lei e jamais destruirá uma criação sua, mesmo que se rebele contra Ele. Satanás foi o primeiro a escolher a vida eterna sem Deus resultando em sofrimento eterno. Podemos ver que Deus cumpre a própria lei ao fazer o seu sacrifício, enviando seu filho como cordeiro santo para morrer pelos nossos pecados (Romanos 8).
É bom lembrar também que Satanás não pode frustrar os planos de Deus em relação a nada (Jó 42:2-4; Is 43:13), na verdade, Satanás não pode fazer nada sem a permissão de Deus; a história de Jó deixa claro que Satanás poderia fazer somente o que Deus lhe deu permissão para fazer, e nada mais (Jó 1.12; 2.6).
Podemos relembrar o motivo de Satanás cair do céu, sendo antes disso um anjo. Ele invejou o homem ter sido feito à imagem e semelhança de Deus e queria ter honra maior que o Senhor.
Nunca é mencionado que os anjos foram criados a imagem de Deus, ao passo que diversas vezes é dito que os seres humanos foram criados à imagem de Deus (Gn 1.26,27; 9.6). Já que ser criado à imagem de Deus significa ser igual a Deus, parece justo concluir que somos mais parecidos com Deus que os anjos. Preste atenção nessa parte, pois esse fato não nós torna maiores do que os anjos, fomos agraciados por Deus por sermos apenas um pouco menor que os anjos ( Hb 2:6,7)
Quando Satanás pecou qual animal ele usou? A serpente! E a serpente pertence à qual classe de seres vivos? Réptil! Mas porque eu estou falando disso? Para que você possa compreender claramente o poder que Deus nos deu:
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."
Gênesis 1:26
Conseguiu compreender? Deus nos deu domínio sobre todo réptil, ou seja, assim como um réptil sente medo de nós e tenta se defender assim é no mundo espiritual, a antiga serpente que é Satanás (Apc 12:9) tenta nos destruir e nós decidimos se vamos sentir medo e fugir dele ou não! Quando aceitamos e entendemos a autoridade que Deus nos deu, vencemos o inimigo!
Satanás foi um anjo que caiu do céu por ser amaldiçoado pelo Senhor (Gn 3:14), e Jesus confirmou o poder deu poder sobre a serpente, basta termos fé e realmente seremos mais forte que Satanás, a decisão é nossa!
"Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus."
Lucas 10:19-20
Que Deus os abençoe, qualquer dúvida comentem!